O texto da Jaqueline Corrêa Godinho Souza é muito interessante, na medida em que relata a vida real de uma instituição escolar no que concerne a integração e a capacitação para utilização das novas tecnologias, tanto dos professores quanto dos alunos com uma perspectiva pedagógica e inclusiva.
Não podemos negar que as tecnologias estão surgindo e sendo substituídas por mais avançadas muito rapidamente, neste contexto as crianças estão tendo um acesso muito rápido a todas, mesmo por que é o que compete a sua geração, sendo assim alguns professores devem atualizar a sua didática a sua metodologia, para aproveitar estes recursos de forma a atender os interesses imediatos do aluno sem comprometer a sua aprendizagem.
Para uma criança que já tem conhecimento de toda esta “parafernália” não é interessante manter o mesmo e retrogrado sistema de ensino tradicional, pois não atenderá as suas necessidades, suas demandas, para tanto os professores devem otimizar a sua prática estudando, se informando e aplicando os novos recursos em sala que é o local onde a criança passa 1/3 de sua vida.
Segue abaixo o trecho do relato da autora que fala sobre isto:
“A escola não pode ficar alheia a todo este processo tecnológico e continuar vendo
os alunos de hoje como os de ontem, lembrando que eles hoje têm acesso instantâneo a qualquer tipo de informação e que podem ficar desestimulados quando esse leque de possibilidades não é aproveitado pela escola. Isso, muitas vezes, pode gerar falta de interesse nas aulas e fomentar indisciplina e violência.”
Estamos numa era de constantes renovações, portanto devemos expandir os nossos conhecimentos com a mesma velocidade para não ficarmos ultrapassados e para não retardarmos o conhecimento do outro.
“Priorizamos como objetivo geral promover a comunicação em suas diversas formas de expressão midiática, aproveitando toda e qualquer oportunidade para a valorização da construção do conhecimento através da produção, publicação e apreciação de trabalhos integrando conteúdos, turmas e turnos da Unidade Escolar”
Nenhum comentário:
Postar um comentário