O artigo: Blogs na Educação: Blogando algumas possibilidades pedagógicas foi escrito maravilhosamente bem, retratou exatamente o que costuma ocorrer nas escolas e me identifiquei muito.
Só aprendi, ou melhor só tive acesso ao blog neste ano, para ser mais específica neste semestre e isso só ocorreu, pois estou participando em uma disciplina que trata sobre o uso das tecnologias contemporâneas na a educação.
Nos relatos sobre a escola pesquisada pelo artigo, consegui perceber o quão despreparados estamos para lidar com todas estas possibilidades que o blog nos proporciona. Na maioria das vezes, como o próprio texto coloca, estamos reproduzindo a mesma educação tradicional só que em ambiente diferente.
Poucos são os professores que problematizam o uso desta ferramenta. Estamos levando adiante o mesmo estigma de educação já posto, infelizmente, e neste contexto o aluno permanece como depositário de saber e receptor passivo da aprendizagem.
Adorei as observações feitas sobre a utilização dos blogs, mais precisamente as possibilidades pedagógicas, em especial a abordagem sobre a diferenciação de blog como recurso e blog como estratégia, o que me recordou, ainda que remotamente, a diferenciação entre o software livre e o software proprietário. Este fragmento do artigo reflete o que já pensava sobre o assunto:
"Acredita-se que, ao considerar o blog como
ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem
neste ambiente não pode ser passiva. Os alunos
não devem ser apenas responsáveis pela sua conexão,
mas também devem contribuir com o processo
de aprendizagem, pois aprender é um processo ativo,
do qual tanto professor quanto aluno devem participar. "
Posta esta questão, devemos tratar, agora, da preparação dos professores para imergir nesta blogosfera. Sabemos que estes profissionais não recebem a devida formação continuada para atualizar a sua bagagem e enriquecer a sua práxis, além disso encontramos alguns que oferecem resistência ao aprendizado dos novos “recursos”, algumas vezes por falta de tempo como o texto menciona, outras por mero tradicionalismo e medo da saída da zona de conforto (medo do novo). Entretanto, o que se deve levar em consideração é o alvo principal do processo ensino-aprendizagem que é o aluno, serão eles os penalizados. Deve-se fazer, então, uma conscientização maciça da forma ideal de utilização dos blogs. O trecho a seguir me chamou muita atenção:
"Uma dificuldade observada foi a não participação das professoras
titulares durante as aulas realizadas no laboratório de informática.
Uma alternativa para superar este problema é promover a capacitação dos
professores para a utilização deste ambiente e documentar um projeto que
fundamente o trabalho pedagógico, que venha a ser desenvolvido na escola,
com apoio das Ntics."
"Assim sendo, cabe ao professor apropriar-se das nova tecnologias de informação e comunicação (NTics) refletindo sobre suas
possibilidades, propondo atividades e estratégias diferenciadas
ao utilizar os blogs."
A partir de agora, com todos estes esclarecimentos, darei mais importância, mais significado ao meu blog e ao dos meus amigos. A minha professora já pratica estrategicamente o uso do blog, mas confesso que sou um pouco relapsa. A profª Maria Helena Bonilla, merece meus parabéns assim como todos aqueles que utilizando seus conhecimentos desejam fazer uma transformação educacional, “conectando com eficácia e responsabilidade os seus aprendizes”.
Adorei!!!!!!!!!!!!!
Professora parecia ser a senhora falando naquele texto, o congresso tá bombando, muita coisa boa, as vezes um pouco cansativa, mas boas!!!!!!!!!