terça-feira, 26 de agosto de 2008

REFLEXÃO SOBRE O TEXTO BÁSICO 1!!!

Após leitura e discussão do texto em sala (BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e novas educações. Salvador : EDUFBA, 2005. p. 70-81), agregado a outros elementos, como vídeos e entrevista do programa Rodaviva, é notável a ampla importância das novas tecnologias no que diz respeito ao aprendizado, isto por que a atualização nos métodos de ensino são indispensáveis, até mesmo para a redução da evasão escolar, se utilizada, claro, de forma correta e objetiva.
O texto inicia-se com um panorama histórico, sobre como se trabalhava a transmissão e acepção do conhecimento ao longo das eras, com o objetivo de nos situar, de fato no tempo e espaço:
  • A começar pela era medieval, foi possível identificar que o conhecimento fera transmitido de forma tradicional, onde contemplava-se uma verdade divina, através do cultivo da memorização, onde também predominava-se a retórica, a oratória e não identificava-se a participação do aluno como um sujeito ativo neste processo educacional.
  • Posterior a esta era surgiu a modernidade, cujo métodos sofreram algumas alterações, a verdade não era mais de caráter divino, agora o homem era o detentor da mesma. A ciência passava a ganhar espaço e a oratória- antes tão cultivada- passava a dar lugar a escrita, as aulas ainda dáva-se de uma forma tradicional, mas o aprendiz agora não era mais tão vistos como receptor apenas, vale ressaltar que nada se deu de uma hora para outra e que, ainda hoje percebemos traços tanto da era medieval quanto da moderna.
  • Chegamos agora a comtemporaneidade, onde sente-se a evolução de forma mais concreta, tanto em relação ao sistema de ensino (métodos, didática) quanto às próprias tecnologias e o que estas nos proporcionam. Agora já se implementa a construção em sala de aula, o professor não é o detentor da verdade e o aluna não é mais o puro receptor destas verdades. A dinâmica em sala ganha uma dimensão muito mais ampla. Os recursos tecnológicos, compreendem, ferramentas quase que indispensáveis na Educação.
Após todas estas transformações, é de extrema importância acompanhar estas inovações, tendo em vista a otimização da educação, para tanto necessita-se capacitar os profissionais destas áreas para que, saibamos lidar com todo este Universo, não só no campo Escolar, como também em todos os outros âmbitos sociais. Ncessita-se de transformação para a melhora da Educação.
" Torna-se urgente, portanto, repensar o ser da
escola para que a dinâmica que ali se instaure
torne-se tão significativa para a sua comunidade
quanto as dinâmicas que se instauram nos
demais espaços em que interagem..."

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