quarta-feira, 26 de novembro de 2008

REFLEXÃO FINAL DA DISCIPLINA!

Despedir-me da disciplina não é fácil, após tanto aprendizado é complicado dizer: acabou. É claro que não darei um fim a tudo que aprendi e em todo universo que pude imergir. Estou certa que utilizarei de todo conhecimento que me apropriei na EDC 287.

Numa sala de poucas pessoas pude desfrutar de todas as potencialidades das novas tecnologias, associando-a, adaptando-a, integrando-a, construindo e transformando-a com, na e para a educação. Ali fomos agentes, verdadeiros protagonistas, fomentamos debates, construímos produções e aprendemos, sobretudo, navegar no ciberespaço de forma crítica, participATIVA, democrática, colaborativa, coletiva e consciente.

Sei que há muito a aprender e por este motivo fico apreensiva com o término da disciplina, entretanto, sei também que ela existiu para despertar em todos nós a autonomia e incitar a busca pelo conhecimento, e é neste sentido que me agarro para não deixar de mão tudo o que incorporei no decorrer do processo.

Discutir sobre a o que é um software, quais os ambientes existentes na rede que podemos e devemos empregar em prol da Educação (blogs, chats, lista de discussão, sites, portais), conhecer as mídias, políticas públicas, inclusão digital, democratização do conhecimento, foi proveitoso, realmente gratificante e ao trazer tudo isso para a nossa realidade quando debatemos tabuleiro digital, orkut, produzimos os materiais, me enfeiticei completamente.

Sei que estou longe de me afirmar como defensora incontestável dos softwares livres, mas confesso que eles me seduziram a tal ponto, que estou incorporando-os aos poucos ao meu computador até mudar completamente a configuração da minha máquina, só não o fiz, pois compartilho o mesmo PC com outras pessoas e não posso enfiar esta proposta “natoralmente”, pois estaria fugindo ao seu fundamento, mas sei que esse exorcismo do windows irá acontecer dentro em breve.

Outros conceitos como metareciclagem, robótica livre, pirataria, ufa! É muita coisa.

Estou certa que a minha passagem por aqui não foi em vão, ou impercebível, sei que fui parte fundamental para o desenvolvimento da disciplina assim como a maioria do colegas e que nos realizamos ao ver o fruto do nosso trabalho nas produções finais, sinto que diferentemente de outras tantas disciplinas que já passei esta ( e não é “puxa-saquismo”) mudou muitas das minhas concepções preconceituosas, seletivas, comuns, restritivas, enfim, e fez aflorar muitas outras capacidades e potencialidades, que estavam encubadas, no mundo tecnológico.

Hoje eu posso dizer que sei o que represento e o que posso no mundo tecnológico digital, eu posso afirmar que sou capaz de produzir e não apenas consumir!

Agradeço a UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA por disponibilizar uma disciplina como esta;

Agradeço a Professora Bonilla que foi determinante na minha formação e transformação neste quesito;

Agradeço, ainda, a todos os alunos da disciplina, não só os da minha turma, mas todos os colegas que fazem parte do nosso grupo, pois todos os questionamentos levantados por uns, contribuíram para o entendimento e desenvolvimento de todos os outros;

Por fim agradeço a mim mesma, por ter me livrado do emprego para me dedicar a vida acadêmica e por ter me permitido incorporar novas idéias!


Todo esse conhecimento está disponível em:

http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=11

6 comentários:

Jamile Seabra disse...

Amiga grata pelo comentário,mas melhorei muito a aaprecia do meu blogger,ele está mais bonito e com mais informações valeu!!!!!!!

Jamile Seabra disse...

Amiga adoro as suas observações e concordo sim Bonilla fez muita diferença na nossa vida acadêmica

Carla Ferreira de Cerqueira disse...

Legal Ivana, ao ver a sua reflexão sobre a disciplina fiquei tocada a fazer uma também. Apesar de não ter me envolvido tanto como você, eu tambem criei novos conceitos sobre as tecnologias, agora quando faço as minhas pesquisas na internet e é indicado um blog que fala do assunto que estô procurando eu para e dõ uma olhadinha, tudo isso graças a Profª Bonilla.

LAIS DUARTE disse...

amiga sua reflexão tá massa comotodas as outras,mas tãomeeio extensas só uma dica tenta dividi-las...

Unknown disse...

Amei ...amei sua postagem.
Também sinto a mesma coisa em relação a disciplina.
Aprendi muita coisa que levarei para minha vida como profissional e pessoal. Como monitora do Tabuleiro essa disciplina foi fundamental para ampliar minha visão em relação as tecnologias conteporaneas e sua intervenções.
Agora vamos repassar o nosso conhecimento para outras pessoas.

Bjux!!!

Bonilla disse...

Parabéns Ivana, teu blog está muito bom. Reflexões pertinentes, cuidadosas sobre os temas trabalhados. Apropriou-se da hipertextualidade, das imagens, dos vídeos, o que dá ao leitor vontade de navegar, interagir, com vc e com outros.
Fico muito contente ao ver meus alugos "desabrocharem" assim. Continue nessa...
o GEC está aberto!!!

Jogue também Mancala!